Através de unidades de proximidade, as Santas Casas contribuem para melhorar a prestação de cuidados de saúde, com evidente satisfação das comunidades onde estão inseridas

O trabalho das Misericórdias incide, especialmente, em áreas como cuidados agudos, cuidados continuados, cuidados primários e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Atualmente, existem mais de 120 unidades de cuidados continuados e 21 hospitais de agudos, entre outras inúmeras respostas de saúde, espalhadas um pouco por todo o país.

Através de unidades de proximidade, as Santas Casas contribuem para melhorar a prestação de cuidados de saúde, com evidente satisfação das comunidades onde estão inseridas.

Criado em 2003, o GMS surgiu com o objetivo de apoiar as Misericórdias com atividade na área da saúde. A elaboração de estudos, a organização de serviços comuns e negociação e celebração de protocolos com diferentes entidades são exemplos de atividades desenvolvidas pelo GMS.

Hospitais

Apoiar tecnicamente o trabalho desenvolvido em unidades hospitalares e assegurar a monitorização da atividade são exemplos da ação do GMS nesta área.

Integrados no Serviço Nacional de Saúde e orientados para a prestação de cuidados de média complexidade, os 21 hospitais das Misericórdias são unidades flexíveis, dotadas de recursos humanos altamente qualificados e recursos materiais de última geração, que servem as suas comunidades, em cooperação com o Estado e complementaridade com as diferentes ARS do país.

Conheça a rede de hospitais das Misericórdias (por ordem alfabética):

Cuidados continuados

Centrados na recuperação global, os cuidados continuados estão vocacionados para, de forma integrada e continuada, apoiar pessoas que se encontrem em situação de dependência.

As Misericórdias integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados desde a sua criação, em 2006, sendo responsáveis por mais de metade do total de camas.

Para apoiar este trabalho, o GMS dispõe de uma equipa técnica especializada que desenvolve instrumentos para monitorização clínica e de gestão das unidades de cuidados continuados (UCC).

A rede de farmacêuticas, criada pela UMP em 2012, assegura a gestão do medicamento nas UCC das Misericórdias, garantindo qualidade, segurança e redução de custos.

O GMS disponibiliza ainda apoio técnico, ao nível da prevenção e controlo de infeção, através da Comissão Central de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, coordenada pela enfermeira Paula Nobre (cci.gms@ump.pt). 

INFO FARMÁCIA

No âmbito do trabalho desenvolvido pela equipa de farmacêuticos nas unidades de cuidados continuados, foi criado, em 2019, o INFO FARMÁCIA. De periodicidade trimestral, este projeto visa apoiar os técnicos responsáveis pela gestão de fármacos com informação útil e relevante para o dia a dia das unidades.

Consulte o INFO FARMÁCIA através da listagem abaixo:

Outras áreas de ação

Além de unidades de cuidados continuados e dos hospitais, a atividade das Misericórdias na área da saúde abrange, também, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, cuidados primários, farmácias e ainda unidades de saúde mental.

Também nessas áreas o GMS assegura e monitoriza as atividades desenvolvidas.

Contacto

room

Edifício Santa Casa Av. Visconde Barreiros
4470-151 MAIA

call

Tel: 22 941 68 88 ou 21 811 0540
Fax: 21 811 0545

send