O Departamento de Relações Internacionais tem por objetivo criar e desenvolver sinergias entre esta União e as Misericórdias de outros países, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no Brasil e na Europa.
Em estreita parceria com a Confederação Internacional das Misericórdias, são encetados esforços para sensibilizar as Santas Casas para a importância de projetos comuns, com destaque para áreas como património cultural e recursos humanos.
Através de projetos variados, levados a cabo em parceria com ONGD nacionais ou dos países envolvidos, o Departamento de Relações Internacionais visa tornar universais os valores das Misericórdias.
Dá-se particular atenção a projetos de apoio ao desenvolvimento e a ações que contribuam para uma melhoria nas áreas da saúde, educação e ação social.
Ao mesmo tempo, a UMP procura apoiar, na medida das suas possibilidades, a criação e/ou reativação de Misericórdias, especialmente nos territórios da lusofonia em geral e dos PALOP em particular.