A partir da informação conhecida do Inquérito ao Trabalho Voluntário, efetuado no âmbito da Conta Satélite da Economia Social, a UMP promove uma atualização permanente dos dados referentes ao universo das Misericórdias.
No âmbito das atividades diárias do setor social, desenvolve-se a disseminação de informação e de propostas de voluntariado, por forma a sistematizar esta realidade nas Misericórdias. Assumem especial destaque nesta abordagem o voluntariado dirigente, voluntariado jovem e voluntariado sénior.
Identificadas as realidades concretas de cada Misericórdia, é proposto um programa de formação para capacitação e qualificação dos diferentes agentes envolvidos. A formação é efetuada em regime presencial e/ou virtual para as Misericórdias, individualmente ou reunidas em sede de Secretariados Regionais.
No âmbito da estratégia da UMP para o voluntariado, esta área congrega parceiros nas áreas social, saúde, gestão, cultura e educação, de modo a responder adequadamente às solicitações das Misericórdias.
Nesta dinâmica, mantém-se estreita articulação com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), entidade responsável pelas políticas públicas de voluntariado, e com a Confederação Portuguesa do Voluntariado.