Nas 21 localidades que integram a rota dos corredores, também os utentes das Misericórdias se preparam para atingir uma meta igualmente importante: um estilo de vida saudável e um envelhecimento ativo.
Tudo graças a uma parceria da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) com o Santander Totta e a Podium Events, que prevê a entrega de 36 bicicletas de fisioterapia à população sénior residente nas localidades das 11 etapas da 78ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta e também nas regiões autónomas da Madeira e Açores. Através desta parceria, as entidades envolvidas esperam beneficiar um total de 3500 utentes de 31 Santas Casas e da própria UMP.
Segundo o presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos, a iniciativa foi acolhida com agrado pela oportunidade de “aproximar diferentes atores da sociedade civil, em nome da coesão social e da qualidade de vida dos mais idosos”.
Em representação do Santander Totta, Inês Oom de Sousa referiu durante a assinatura do protocolo que esta iniciativa reflete a missão do banco, enquanto promotor de “desenvolvimento das pessoas e das empresas”, ao “incentivar e promover estilos de vida ainda mais saudáveis” junto da população sénior portuguesa.
Por sua vez, a participação numa iniciativa que “alia o ciclismo e os seus valores a uma causa maior” é para a Podium Events (entidade organizadora) motivo de grande “satisfação”, como declarou o presidente do Conselho de Administração, José Carmona.
Em 2016, os idosos saem vencedores na 78ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta. De norte a sul do país, as Misericórdias de Oliveira de Azeméis, Ovar, Braga, Viana do Castelo, Fafe, Montalegre, Macedo de Cavaleiros, Bragança, Mondim de Basto, Lamego, Viseu, Belmonte, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Castelo Branco, Arruda dos Vinhos, Alcácer do Sal e Vila de Franca de Xira, e também a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, serão contempladas com bicicletas de fisioterapia. Por sua vez, nas regiões autónomas, as bicicletas serão entregues nas Santas Casas de Vila do Porto, Santo António da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada, Nordeste, Maia, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Altares, São Sebastião e Praia da Vitória.
O protocolo que consagra esta nova parceria tem vigência de dois anos.