​Dentro de uma semana, o Brasil será palco de um encontro magno entre as Santas Casa de todo o mundo. O XI Congresso Internacional das Misericórdias promete enaltecer a missão das Misericórdias num momento de diálogo fraterno e troca de experiências.

​Dentro de uma semana, o Brasil será palco de um encontro magno entre as Santas Casa de todo o mundo. O XI Congresso Internacional das Misericórdias promete enaltecer a missão das Misericórdias num momento de diálogo fraterno e troca de experiências.

O encontro, em torno do tema “Imagem, Gestão e Sustentabilidade – os elos entre o passado e o futuro das Misericórdias”, vai ter lugar na cidade de São Salvador, entre os dias 23 e 25 de setembro.

Na comitiva portuguesa estarão reunidas sessenta individualidades do setor político, social e solidário, ligados ao universo das Misericórdias. Entre os membros da comitiva e oradores do congresso estará o presidente do Secretariado Nacional da UMP, Manuel de Lemos, para quem este encontro é um “momento muito interessante para troca de experiências entre povos e encontro de pessoas que se revêm no espírito e missão das Misericórdias”.

Em representação do governo português, Agostinho Branquinho, secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, tem presença marcada no debate do XI Congresso. Entre os oradores está igualmente o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, para uma intervenção sobre a relação das Misericórdias com os Media. O painel de oradores conta ainda com a presença da provedora da Misericórdia de Marco de Canaveses, Maria Amélia Ferreira, recentemente eleita a primeira mulher diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, num marco histórico para a instituição.

Humberto Carneiro, provedor da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso e responsável do GMS pela transferência dos hospitais, é outro dos intervenientes neste encontro magno onde está previsto o debate sobre a gestão, sustentabilidade e comunicação das instituições. A área dos cuidados continuados será outros dos temas em destaque, pelo que está de igual assegurada a presença do responsável do GMS pela área e provedor da Misericórdia de Mora, Manuel Caldas de Almeida. O envelhecimento da população, gestão hospitalar, desafios do setor da saúde na inclusão de pessoas com deficiência, a sustentabilidade financeira e o papel da comunicação na gestão da crise são outros dos temas que vão orientar o debate.

No fim dos trabalhos, serão eleitos os órgãos sociais da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM) para o próximo triénio (2016-2018), sendo que a lista proposta pela atual direção da CIM indica como presidente o nome de Manuel de Lemos.

Recorde-se que na sua última reunião a CIM decidiu atribuir ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, a sua mais alta condecoração, Grau de Mestre Maior das Misericórdias do Mundo, em reconhecimento pelo trabalho de cooperação com o setor social e em particular com as Misericórdias. Este gesto simbólico (trata-se da primeira vez que um político português recebe a distinção) decorre do diálogo permanente que o governo luso tem sabido levar a cabo junto dos representantes do setor social com vista ao bem comum, traduzido na aprovação por unanimidade da Lei de Bases da Economia Social e na devolução dos hospitais às Misericórdias. A data para entrega da medalha será divulgada em breve.

Este ano o congresso tem lugar num país com especial significado para os portugueses, São Salvador, proporcionando aos participantes momentos de lazer e descoberta da beleza natural e riqueza histórica dos seus monumentos. A pensar no bem-estar dos congressistas, o Gabinete de Turismo da UMP preparou um conjunto de programas de viagem e de passeios organizados pelos principais pontos turísticos (culturais e religiosos) que permitirá assistir aos trabalhos e desfrutar da estadia tanto em São Salvador como nas cidades do Recife e Rio de Janeiro.

O programa do congresso e o programa da viagem estão disponíveis aqui. Para mais informações contatar a responsável da Turicórdia, Natália Gaspar, para o email turicordia@ump.pt.

 

Subscreva a nossa newsletter para conhecer a atualidade das Misericórdias