Dedicado ao tema “Mobilidade Verde Social no âmbito do PRR”, este ciclo começou com as instituições da região Norte e nos dias 14 e 15 de setembro decorrerão os encontros com as instituições das regiões Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Alentejo, respetivamente. A sessão para região Centro, marcada para dia 13, foi reagendada por causa do luto nacional decretado pelo falecimento do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio (1939 – 2021).
Durante a sua intervenção na sessão da região Norte, a ministra destacou a cooperação entre a Segurança Social e o setor social e solidário na definição de respostas de emergência para fazer face à pandemia, mas “sem deixar nunca de observar as respostas estruturais”, onde se enquadra o PRR.
Para apoiar o setor na execução das verbas do PRR, Ana Mendes Godinho referiu que a equipa da Segurança Social está empenhada em simplificar os avisos e colocá-los “rapidamente no terreno”.
Antes de encerrar, a ministra deixou um apelo: “Precisamos muito da vossa capacidade de concretização para que o setor social seja líder na execução do PRR”. Este repto mereceu resposta do presidente da UMP. “Seremos os primeiros a gastar as verbas que nos foram destinadas” porque o PRR é uma “oportunidade decisiva para as instituições se equiparem de maneira diferente” para continuarem a sua missão de “trabalhar em nome das pessoas e por causa das pessoas”, concluiu Manuel de Lemos.
À semelhança da primeira sessão, as restantes três contam com a participação da ministra Ana Mendes Godinho e dos presidentes das organizações representativas do setor social e solidário: CNIS, Confecoop e União das Mutualidades.
Com moderação da vice-presidente do ISS, Catarina Marcelino, a iniciativa visa dar conta das quatro medidas do contrato de investimento da “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais” e do primeiro aviso “Mobilidade Verde Social: 600 viaturas elétricas para qualificação do serviço de apoio domiciliário”.
Recorde-se que o aviso relativo à Mobilidade Verde Social (aviso nº 01/C03-i01/2021) foi publicado a 9 de setembro e abrange apenas as instituições com serviço de apoio domiciliário. As candidaturas poderão ser apresentadas entre os dias 16 de setembro e 30 de outubro através do link PRR.C03.respostassociais.gov.pt.