Manuel Caldas de Almeida, diretor clínico da UCC Bento XVI, foi anfitrião da “visita de estudo” à unidade-piloto especializada em demências que visou dar a conhecer o modelo de funcionamento, em termos estruturais, arquitetónicos e de formação de profissionais.
“Foi recomendado ao Ministério da Saúde brasileiro visitar a unidade Bento XVI para conhecer a arquitetura e metodologia de trabalho com o objetivo de replicar o modelo no futuro”, contou ao jornal “Voz das Misericórdias” o médico e vogal do Secretariado Nacional da UMP, responsável pela área da saúde. Fazendo um balanço “positivo” do encontro, Manuel Caldas de Almeida valorizou ainda a oportunidade de diálogo e partilha de conhecimento nesta área.
Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), esta unidade-piloto construída de raiz para utentes com demência ou défice cognitivo conta com uma equipa multidisciplinar e serve de modelo para replicação de boas práticas e estratégias de intervenção nesta área.
Durante a curta estadia em Portugal, o secretário de Atenção à Saúde brasileiro teve ainda oportunidade de conhecer outros equipamentos e instituições de âmbito nacional na área da saúde, como o Hospital Agostinho Ribeiro, da Misericórdia de Felgueiras, o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), a Direção Geral da Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entre outros.
A visita a Portugal incluiu ainda a participação num debate de âmbito internacional - “2nd eHealth Summer Week” -, centrado na partilha de sinergias e implementação de serviços de saúde digitais. A iniciativa decorreu de 19 e 22 de junho, em Lisboa, e reuniu mais de 200 peritos da Comissão Europeia, ministérios e universidades.