‘Envelhecer’, ‘Memória Covid-19’, ‘MA(i)SAD’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ surgem no âmbito de um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) e serão brevemente apresentadas ao público. O ciclo de conferências para apresentação das publicações vai contar com o Presidente da República, na sessão de encerramento, a 4 de outubro.
Para Manuel de Lemos, presidente da UMP, esta coleção é um “testemunho valioso da nossa ação e identidade, na sua diversidade, riqueza e intemporalidade, servindo ainda de instrumento de diálogo com a sociedade”. Um diálogo que não se encerra no momento da sua publicação, estando previstos momentos informais de apresentação e debate em torno das obras.
O ciclo de apresentação dos livros arranca em Lisboa, a 21 de setembro na sede da UMP, com a apresentação dos livros ‘Obras de Misericórdia’ e ‘Misericórdias no Feminino’, numa sessão que será presidida por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Após uma semana, a 28 de setembro, serão apresentados os livros sobre envelhecimento, ‘Envelhecer’ e ‘MA(i)SAD’, num debate presidido pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Dois dias depois, no âmbito da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias que decorre em Viana do Castelo, apresenta-se a publicação ‘Misericórdias: Património com Identidade’.
O ciclo termina, a 4 de outubro, com a apresentação do livro ‘Memória Covid-19’ a ser presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, numa sessão que decorre em Lisboa, na sede da UMP.
A produção das obras esteve a cargo do Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) da UMP, e envolveu longos meses de preparação, desde a definição conceptual, seleção e convite aos autores, conceção gráfica, edição e revisão dos textos.
Esta atividade contou com financiamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE-03-4639-FSE-000849), na tipologia Capacitação Institucional dos Parceiros da Economia Social Membros do CNES.
Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas