Temas como o papel do setor social no desenvolvimento de políticas públicas, sustentabilidade e instrumentos de gestão, turismo e património, voluntariado jovem nas Misericórdias, Santas Casas enquanto agentes de desenvolvimento local, apoio domiciliário medicalizado e a Lei de Bases da Saúde vão ser debatidos ao longo dos três dias do evento que acontece no Palácio de Congressos do Algarve.
Para além dos painéis temáticos, o XIII Congresso Nacional das Misericórdias vai contar com vários workshops cujo objetivo é, segundo Manuel de Lemos, presidente da UMP, “reunir diferentes saberes e competências para continuarmos, órgãos sociais e quadros técnicos, a cumprir com rigor a nossa missão assente nas 14 obras de misericórdia”.
O encontro nacional das Misericórdias vai contemplar ainda um programa destinado aos acompanhantes que inclui visitas ao centro histórico de Tavira, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Monchique. O programa completo está disponível no site do congresso.
Na mensagem que assina no site do congresso, Manuel de Lemos apela à participação. “Todos são determinantes para este debate, e por isso, este congresso nacional se apresenta com nova organização, pensada especialmente para envolver os técnicos”.
Como vem sendo hábito, o Congresso Nacional das Misericórdias vai contar com a presença de várias personalidades de relevo de diversos setores da sociedade portuguesa.
As inscrições para o encontro, que acontece em Albufeira, estão já abertas através do site oficial do evento, e têm, até ao dia 14 de janeiro, o custo de 75 euros (a partir de 15 de janeiro o valor é de 150 euros). Para mais informações e eventuais esclarecimentos contactar a organização do congresso através de 22 941 68 88 ou congresso@ump.pt.
Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves