O acordo prevê a inserção de mão de obra com formação específica no mercado de trabalho do setor social e solidário português e o apoio na criação de Redes Estaduais de Cuidados Continuados Integrados de Saúde dos diferentes Estados da República Brasileira.
A cerimónia decorreu na presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que valorizou a importância desta parceria para a promoção do trabalho digno e para a cooperação entre os dois países. Durante o encontro, a governante enalteceu ainda o papel destas organizações na criação de emprego e mitigação das desigualdades sociais.
Para registar o momento, o presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos ofereceu à ministra um exemplar do livro comemorativo dos 60 anos da CMB, retratando a história, desafios e conquistas alcançadas ao longo desta trajetória.
Esta parceria surge no âmbito de uma visita do presidente da CMB a Portugal, que visa aprofundar a relação institucional entre as Santas Casas dos dois países, nas áreas da saúde, envelhecimento e reabilitação.