A doação foi anunciada recentemente à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), que vai coordenar a distribuição pelas Santas Casas de Alhandra, Azambuja, Ericeira, Loures, Marteleira, Moscavide, Póvoa de Santo Adrião, S. Roque de Lisboa, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Venda do Pinheiro, no distrito de Lisboa, Alcochete, Azeitão, Canha, Palmela, Seixal e Torrão, no distrito de Setúbal. A verba doada vai permitir adquirir cerca de 300 batas, 125 fatos e 102 caixas de máscaras (50 unidades cada) para os funcionários das instituições.
Em comunicado de imprensa, divulgado a 16 de julho, a farmacêutica revelou a sua intenção de apoiar e reconhecer o “esforço e dedicação de quem trabalha nas Misericórdias e que, diariamente, se expõem para que o apoio a quem dele mais precisa não falte”. Na mesma nota, Marta Gonzalez, general manager da Teva Portugal, refere que a opção encontrada pelos colaboradores da empresa foi juntarem-se “numa recolha de fundos que se traduziu na aquisição de material essencial para esse trabalho. Foi a forma que encontrámos de participar neste esforço contra a COVID-19, que tem de ser de todos”.
Em representação das instituições apoiadas, o membro do Secretariado Nacional da UMP a coordenar a distribuição de EPI, Humberto Carneiro, agradeceu gesto de solidariedade e reconheceu a importância de unir esforços para minimizar o impacto desta pandemia. “Vivemos tempos difíceis em que devemos unir forças no combate a esta pandemia”.
Nos últimos meses, a sociedade civil uniu esforços para ajudar as Misericórdias neste período de pandemia. Além da Teva Portugal, associaram-se a esta causa particulares, empresas e outras entidades do setor, como o SOS.Covid.19.Portugal, Misericórdia de Macau, Fundações Sporting, EDP, Luso e Galp, Associação Portuguesa de Seguradores, Rolex, Nívea e associações tauromáquicas.
Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas