29 Misericórdias celebram contratos de financiamento de candidaturas aprovadas na segunda fase do Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), no dia 15 de janeiro.

Este investimento de cerca de cinco milhões de euros privilegia áreas como o envelhecimento ativo, intergeracionalidade e requalificação do património.

As candidaturas aprovadas integram projetos de natureza social ou patrimonial, como a requalificação e ampliação de lares de idosos e centros de dia, a criação de espaços intergeracionais, o restauro das igrejas e a criação de núcleos museológicos.

Abrantes, Alenquer, Buarcos, Coruche, Ericeira, Lourinhã, Melgaço, Montemor-o-Novo, Tomar, Angra de Heroísmo, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Cuba, Ferreira do Zêzere, Horta, Mangualde, Marco de Canavezes, Meda, Mogadouro, Montijo, Mora, Oleiros, Oliveira do Bairro, Penamacor, Peniche, Ribeira Grande, Vimieiro e Vimioso recebem para já 30 por cento do valor total atribuído, sendo o restante entregue ao longo das várias etapas da obra. 

A cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento terá lugar no Museu de São Roque, às 14h30, com a presença do provedor da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, do presidente da UMP, Manuel de Lemos, e dos provedores das entidades beneficiárias, entre outros.