As Misericórdias de Pernes, Penela, Almeirim, Barreiro, Ponte de Sor e Cabeço de Vide  assinaram os primeiros contratos de financiamento das candidaturas aprovadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor, no dia 14 de setembro.

As Misericórdias de Pernes, Penela, Almeirim, Barreiro, Ponte de Sor e Cabeço de Vide  assinaram os primeiros contratos de financiamento das candidaturas aprovadas pelo Fundo Rainha Dona Leonor, no dia 14 de setembro.

Marcaram presença na cerimónia os provedores das Santas Casas apoiadas, o presidente da UMP, Manuel de Lemos, e o provedor da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes.

Através desta assinatura, cada uma das seis Misericórdias recebe 30% do valor total de financiamento, sendo o restante entregue ao longo da concretização das obras. No total a Misericórdia de Lisboa vai apoiar as instituições congéneres em mais de um milhão de euros.

Em Pernes e Ponte de Sor, o apoio visa a criação de unidades para pessoas com demência e grandes dependências. Em Penela, a comparticipação de 300 mil euros permitirá ampliar e requalificar o lar residencial de idosos para dar resposta a mais 20 utentes. No caso de Almeirim, o montante visa a conversão do antigo hospital em creche e jardim-de-infância, com capacidade para 249 bebés e crianças. Graças ao Fundo Rainha D. Leonor, a Misericórdia de Cabeço de Vide poderá finalizar as obras de construção do lar Nossa Senhora das Candeias, com capacidade para 63 utentes. No Barreiro, o montante disponibilizado permitirá à Misericórdia dotar o seu Lar de S. José de equipamento para defesa contra incêndios.

A concretização destes seis projetos viabilizará o apoio a mais de 600 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, e permitirá a criação de novos postos de trabalho.

Neste momento, o Fundo Rainha D. Leonor está a trabalhar em mais de uma dezena de outras candidaturas, do norte a sul do país e ilhas. Esta iniciativa resulta de um protocolo assinado entre a UMP e a Misericórdia de Lisboa, em abril de 2014, e dispõe de uma verba de cinco milhões de euros para apoiar as Misericórdias em projetos nas áreas da deficiência, saúde, terceira idade e combate à pobreza.

Para mais informações consultar: www.fundorainhadonaleonor.com