O presidente da UMP, Manuel de Lemos, e o presidente da CNIS, Lino Maia, estiveram reunidos com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Além do chefe de governo, a reunião contou ainda com a presença de diversos ministros.
Foi no dia 18 de setembro.
Em causa estava um pedido de audiência com vista à discussão de diversos assuntos relacionados com o setor social e com o Estado social. Segundo Manuel de Lemos, é a primeira vez desde o 25 de abril que representantes do setor têm oportunidade de participar numa reunião alargada com vários ministros.
Ainda de acordo com Manuel de Lemos, o objetivo da audiência era sobretudo lançar as bases para um acordo global de cooperação entre o governo e o setor social. Para aquele responsável, um pacto assim, e à semelhança dos protocolos assinados com o Ministério da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social, é “vital do ponto de vista político para uma clara e segura afirmação de um Estado social moderno, responsável e eficaz em Portugal”.
Devolução dos hospitais, cuidados continuados, relacionamento do Ministério da Educação em sede de pré-escolar e participação no quadro comunitário Portugal 2020 foram alguns dos temas discutidos durante a reunião.