Segundo a responsável pelo Gabinete dos Equipamentos Anexos da UMP, a mais valia deste tipo de parcerias, além da melhoria imediata das condições de trabalho e bem-estar dos utentes e colaboradores, incide na partilha de experiências e diálogo com a comunidade. “Permite partilhar experiências, conhecer novas realidades, estreitar relações e identificar com a missão, melhorar as condições de trabalho, no caso desta intervenção, e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos utentes”, revelou Nádia Marques.
Durante a montagem dos módulos, a responsável pela área de sustentabilidade social da loja IKEA Alfragide, intermediária no processo, enquadrou esta ação pontual na política de responsabilidade social da empresa sueca. “A nossa política de responsabilidade social abrange varias áreas e populações, onde se incluem idosos, crianças, vítimas de violência doméstica e migrantes. A responsabilidade social faz parte do nosso ADN porque o nosso fundador tinha noção que para a empresa funcionar bem tinha de cuidar dos colaboradores e preocupar-se com o impacto no planeta e na sociedade”.
Neste caso, a copa de apoio a refeições, onde são preparados pequenos-almoços, lanches e ceias, estava em exposição na loja IKEA Alfragide e ganhou desta forma nova vida no âmbito de um objetivo definido até 2030 se tornar numa “empresa circular” que aposta na produção sustentável, reutilização de artigos em segunda mão e parcerias com terceiros. “São artigos novos, em perfeitas condições, que estavam em exposição na loja”, adianta Mafalda Linhol.
O Lar Dr. Virgílio Lopes, fundado em 1985, está localizado na frente ribeirinha de Lisboa e tem capacidade para acolher 54 pessoas.
Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas