Representantes do setor solidário vão estar reunidos no I Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, nos dias 6 e 7 de março, na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega Porto.
Este encontro, sob o tema “Na defesa do Estado Social – Um Por Todos, Todos Por Um” visa atrair a atenção dos responsáveis políticos para a importância do setor na proteção social, saúde, educação e desenvolvimento local, bem como a necessidade de garantir uma política coerente que assegure a estabilidade legislativa.
Para o efeito, foram convidados todos os partidos do arco parlamentar para participar e discutir um documento de trabalho que manifeste a disponibilidade para esta profunda reforma na área da despesa pública e para a criação de condições de sustentabilidade no Orçamento de Estado. O programa ainda provisório (disponível aqui) conta com as presenças de Aníbal Cavaco Silva, Assunção Esteves, Pedro Passos Coelho, António Costa, Paulo Portas, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, entre outros.
Segundo o presidente da UMP, “estaremos disponíveis para ajudar a implementar uma verdadeira reforma do Estado, envolvendo neste compromisso os partidos com representação parlamentar, dando continuidade ao consenso que mereceu a aprovação da Lei de Bases da Economia Social, na Assembleia da República”.
“Num momento em que as áreas sociais atravessam momentos difíceis, a sociedade portuguesa precisa de um impulso inovador, onde o crescimento da economia não se materializa em criação de emprego. Estamos certos de que as nossas instituições podem dar um importante contributo aos cidadãos no acesso a melhores condições de qualidade de vida”, conclui Manuel de Lemos.
O evento está a ser organizado pela UMP, pela Misericórdia do Porto, pela CNIS e pela União das Mutualidades. A inscrição é obrigatória e gratuita. Depois de preenchido, o boletim de inscrição (disponível aqui) deverá ser enviado para o email encontro.ipss@ump.pt.
Recordamos que, caso haja interesse, a Turicórdia recomenda alguns hotéis para os participantes que pretendam ficar alojados na cidade invicta. Na escolha dos hotéis, houve uma preocupação com a proximidade e facilidade de acesso ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto, onde irá decorrer o encontro. Consulte a lista de hotéis recomendados aqui. As reservas poderão ser efetuadas em http://encnacsolidariedade.hfhotels.com.