Segundo o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, foi possível consensualizar com a Conferência Episcopal Portuguesa uma data para esta peregrinação nacional e, assim, “no próximo dia 25 de junho esperamos reunir todas as Misericórdias no Santuário de Fátima, onde terá lugar uma missa concelebrada por vários bispos”.
Manuel de Lemos, em circular enviada às Misericórdias, afirmou ainda que “o jubileu extraordinário proclamado pelo Papa Francisco é um acontecimento que pela sua importância e significado nos deve mobilizar a todos” e por isso “a UMP apela à massiva participação de todas as Misericórdias nesta iniciativa”.
Com esta iniciativa, “esperamos contribuir para dignificar ainda mais o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e, ao mesmo tempo, demonstrar a força e a vitalidade da nossa missão assente nas 14 obras de misericórdia”, concluiu o presidente da União.
Também no âmbito do jubileu da misericórdia, a linha de serviço da UMP dedicada ao turismo social está a organizar a viagem a Roma, onde terá lugar, entre 2 e 4 de setembro, um encontro mundial de Misericórdias com o Papa Francisco. O programa já foi enviado às Misericórdias para que os interessados em participar neste encontro mundial possam já assegurar a sua reserva.
Segundo a responsável pela Turicórdia, Natália Gaspar, a oferta de voos e de hotéis está a ser muito condicionada (e também inflacionada) por causa da cerimónia de canonização da Madre Teresa de Calcutá, que terá lugar a 4 de setembro. Por isso, caso haja interesse na viagem, a UMP solicita a máxima urgência na confirmação de reservas. O objetivo é assegurar às Misericórdias as melhores condições possíveis na reserva de voos e de alojamentos.