- Início /
- União /
- Notícias /
- Jubileu| ‘Vós sois artesãos da misericórdia e a mão de Cristo que alcança todos'
A comitiva de cerca de 400 pessoas foi encabeçada pelo presidente da UMP, para quem o encontro de 3 de setembro representou o “ponto alto do Ano Jubilar”.
“Obrigado Papa Francisco, não tanto por se lembrar de nós, porque sabemos que não se esquece, mas por ter mostrado ao mundo que a misericórdia é muito mais que uma palavra, está no terreno”, reconheceu Manuel de Lemos, que é também presidente da Confederação Internacional das Misericórdias.
Numa praça repleta de fiéis e peregrinos vindos de várias partes do mundo, o Pontífice exortou todos os presentes a ser agentes de misericórdia perante a tentação da indiferença e lembrou o testemunho de Madre Teresa de Calcutá, na véspera da sua canonização, pelo exemplo de agente da misericórdia de Deus. “Vós sois os artesãos da misericórdia e a mão de Cristo que alcança todos", dirigiu aos cerca de 24 mil operadores de misericórdia reunidos no Vaticano. Ler aqui homília na íntegra.
A tarde de 3 de setembro foi dedicada à partilha de experiências entre as Misericórdias de Portugal, Itália, Bielorrússia, Brasil, Japão, Macau e Palestina num workshop sobre “A Misericórdia expressão de caridade no mundo”. O encontro foi presidido pelo presidente da UMP, Manuel de Lemos, e pelo presidente da Confederação das Misericórdias de Itália, Roberto Trucchi, no auditório da Pontifícia Universidade Urbaniana, contando ainda com a intervenção do deputado e vice-presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, António Brito.
No âmbito da deslocação a Roma, a comitiva esteve ainda reunida na Igreja de Santo António dos Portugueses, para uma eucaristia presidida D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.
Recorde neste vídeo do Centro Televisivo do Vaticano (CTV) a homília do Papa Francisco no dia do Jubileu dos Voluntários e Operadores da Misericórdia.