O Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) foi inaugurado hoje de manhã, na Guarda, numa cerimónia presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela sua homóloga espanhola Yolanda Díaz. O presidente da UMP, Manuel de Lemos, marcou presença em representação da Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), que dirige desde fevereiro de 2022, uma das entidades parceiras no projeto. A UMP integra igualmente o conselho científico do CEIS.

O Centro para a Economia e Inovação Social, localizado na Guarda, será o primeiro centro de formação profissional para o setor da economia social, tendo em vista a capacitação das entidades, através da formação e qualificação dos trabalhadores e dirigentes. Resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).

O CEIS enquadra-se no Plano de Ação para a Economia Social, apresentado em Bruxelas, em dezembro de 2021, pelo Comissário Europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, que participou à distância na cerimónia de lançamento, e surge na sequência de um memorando de entendimento assinado, em janeiro de 2022, pelos parceiros fundadores, onde se inclui a UMP.