O Dia da Europa é celebrado a 9 de maio para lembrar o momento em que emergiu uma nova forma de cooperação no continente. Em 2020, esta data reveste-se de especial significado porque se comemoram 70 anos da assinatura da Declaração de Schuman, marco decisivo na criação de uma instituição europeia, e porque mais do que nunca, é necessário reforçar a confiança dos cidadãos numa Europa mais forte e mais unida. A propósito da efeméride, o presidente da UMP, Manuel de Lemos, não quis deixar passar o dia em branco.

“Por ocasião do Dia da Europa –  9 de Maio, em nome das Misericórdias portuguesas desejo saudar o movimento europeu pela sua trajetória de desenvolvimento e solidariedade entre povos.

As Misericórdias reconhecem o forte e decisivo impulso que os diferentes programas comunitários representam para a modernização de equipamentos e melhoria dos serviços que prestam às suas comunidades.

Só numa estratégia solidária, com forte determinação humanista, poderemos enfrentar os desafios do presente e assegurar um futuro melhor para todos.

As Misericórdias com a sua experiência de séculos renovam a disponibilidade de serviço e cooperação.

Desejamos que esta dinâmica solidária se reforce e consolide, permitindo reduzir desequilíbrios estruturais, reforçando os meios para o progresso social, económico e cultural da Europa” , Manuel de Lemos, presidente da UMP.

Aproveitamos a data para recordar que entre inúmeros projetos apoiados por programas comunitários, decisivos para a UMP e para as Misericórdias, o programa A Vida dos Outros, financiado pelo POISE, tem vindo, ao longo de meses, a divulgar histórias de vida, exemplos de coragem e soluções inovadoras, que ajudam a construir um mundo justo, coeso e sustentável. Acompanhe-nos nesta viagem porque “A Vida dos Outros é também a nossa vida”.