Naquela reunião que teve lugar em Fátima a 14 de novembro, CN e Secretariado Nacional (SN) da UMP exortaram as Misericórdias a interiorizarem a mensagem da bula e porem em prática os desafios propostos, à luz das catorze obras de misericórdia.
Os conselheiros também formularam “votos para que decisores políticos, dirigentes das instituições, colaboradores e voluntários se sintam, neste Ano Santo, tocados pelo espírito evangélico da verdadeira solidariedade e se dediquem ao serviço dos que mais precisam com ética, humildade, afeto e amor verdadeiros”.
A moção refere ainda “a feliz coincidência da UMP comemorar o seu 40º aniversário de fundação em 2016, dentro da Graça do Ano Jubilar”.
Recorde-se que o Ano Jubilar decorrerá de 8 de Dezembro de 2015 a 20 de Novembro de 2016 e o ano de comemoração do 40º aniversário da UMP decorrerá de 26 de Novembro de 2015 a 28 de Novembro de 2016.
Durante este período, afirmou o presidente do SN, “iremos promover um conjunto de iniciativas que mobilizem as Misericórdias a vivenciarem estas efemérides de forma profunda, refletida e programática. Desejamos que seja um tempo de comemoração e balanço, mas também um tempo de festa e de planeamento estratégico”.
“Depois da caminhada conjunta que nos é proposta, sairemos certamente revitalizados a enfrentar com mais ânimo e alegria os desafios do futuro”, concluiu Manuel de Lemos.