Foi com enorme pesar que a União das Misericórdias Portuguesas tomou conhecimento da morte de José Linhares Ponte (1930-2025), padre e dirigente histórico da Confederação Internacional das Misericórdias, que presidiu entre 2004 e 2009, sempre com um olhar voltado para o fortalecimento das ações de solidariedade e bem-estar social entre Santas Casas de diversas geografias.

Natural da cidade de Sobral, no estado brasileiro do Ceará, José Linhares Ponte foi sacerdote, filósofo, psicólogo, pedagogo, administrador e político. Como deputado federal por seis mandatos consecutivos, de 1991 a 2015, foi um dos principais defensores da causa das Santas Casas e hospitais filantrópicos, tendo também sido presidente da Confederação das Misericórdias do Brasil entre 1993 e 2005. Na Santa Casa da sua terra natal, foi provedor e administrador entre 1972 e 2003, período em que promoveu transformações profundas que consolidaram a Santa Casa como referência em saúde e assistência social na região.

A União das Misericórdias Portuguesas expressa o mais profundo pesar e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e às Santas Casas brasileiras.

Fotografia: Arquivo VM/VIII Congresso Internacional (Pamplona, 2006)