As crianças de 54 Misericórdias vão ser desafiadas a “jogar, cozinhar e aprender” de uma forma mais saudável, no âmbito de um projeto promovido pela Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Oslo.

 

As crianças de 54 Misericórdias vão ser desafiadas a “jogar, cozinhar e aprender” de uma forma mais saudável, no âmbito de um projeto promovido pela Universidade do Porto, em parceria com a Universidade de Oslo.

Com uma abordagem inovadora, Nutriciência implicará a intervenção no terreno e a interação das crianças (4-10 anos), famílias e educadores numa plataforma digital que tornará a aprendizagem mais lúdica. A UMP foi convidada a participar.

Ao longo do próximo ano letivo, as atividades desenvolvidas na escola, em casa e no mundo virtual vão incidir no aumento da literacia em saúde e nutrição, em torno de dois eixos: promoção do consumo de frutas e legumes, redução da ingestão de sal e de açúcar.

Para dar a conhecer os objetivos da iniciativa, foram realizadas três sessões informativas com os quadros técnicos das instituições. Em representação da UMP, Paulo Moreira sublinhou que o convite para integrar o projeto reflete “o peso das Misericórdias na área da infância, tendo a seu cargo mais de 20 mil crianças” e justifica-se com a capilaridade da rede “cobrindo o país de norte a sul”.

Na implementação do projeto, está prevista uma “dimensão global”, através da dinamização de atividades e jogos na plataforma digital, mas simultaneamente uma dimensão local, concretizada na programação de eventos nas próprias Misericórdias.

No arranque do ano letivo, em setembro, serão disponibilizados conteúdos sobre saúde e nutrição a todas as Misericórdias e mesmo as que não integram o projeto poderão beneficiar de um curso gratuito online, certificado pela Universidade do Porto.

Após a formação, os educadores e as crianças serão os promotores do projeto no terreno. Mediante o estímulo dos petizes, pais e encarregados de educação serão desafiados a experimentar receitas em casa a partilhá-las na plataforma digital. Nesta plataforma, vai funcionar ainda uma versão do jogo Minecraft, com uma função motivacional e agregadora.

No final do ano letivo, está prevista a realização de um concurso de culinária, disputado pelas famílias com as receitas mais equilibradas e de custo reduzido. A RTP, parceira mediática, vai garantir a ampla difusão do programa.