A parceria surgiu num ano marcado pela crise social e económica decorrente da pandemia e visou “contribuir para um Natal mais solidário de famílias apoiadas pelas Misericórdias, mas também para a sustentabilidade ambiental ao promover comportamentos que incentivem à construção de uma sociedade mais inclusiva, fraterna e amiga do ambiente”, referiu Manuel de Lemos, presidente da UMP, em comunicado oficial.
Na cerimónia que marcou o arranque da entrega dos cabazes, José Rabaça, tesoureiro da UMP, felicitou a SPV pela iniciativa de apoio às famílias carenciadas que aproxima a economia circular, reciclagem e sustentabilidade a uma entidade da economia social. “Continuamos a ser um país com uma população de fracos recursos que no dia a dia recorre a instituições como as Misericórdias para apoio alimentar. Por intermédio da SPV, conseguimos fazer a distribuição dos cabazes junto das famílias e contribuir, pelo menos, para um Natal melhor”.
Os produtos oferecidos pelas marcas parceiras seguiram para Cascais, Almada, Beja, Vila Viçosa, São João da Madeira, Castelo de Vide, Coimbra, Seia, Alfeizerão, Valença, Chamusca, Lamego, Vizela, Macedo de Cavaleiros, Vila Real de Santo António, Maia, Alijó, Covilhã, Calheta e Nordeste, ao longo de dezembro, estando a sinalização das famílias a cargo das Santas Casas.
No interior do cabaz, as famílias encontraram cerca de 30 produtos, entre garrafas de água e azeite, arroz, sumo, leite, natas, farinha, produtos de higiene pessoal, limpeza da casa e roupa.
Com o lema “Dentro desta caixa cabem escolhas sustentáveis e um mundo”, a Sociedade Ponto Verde procurou sensibilizar a população para a importância de um consumo sustentável e incentivar boas práticas, no momento da compra e uso posterior, com a correta separação e reciclagem no ecoponto devido.
Segundo a CEO da SPV, a iniciativa resulta de um compromisso das empresas com a sustentabilidade das suas embalagens, através da adaptação e criação de soluções com “menor pegada ambiental”. “De facto o que fizemos foi aproveitar a generosidade das marcas para dizer aos cidadãos, através destes cabazes, que podem ter um Natal com escolhas sustentáveis e podem adotar bons hábitos de compra e reciclagem das embalagens”, clarificou Ana Isabel Trigo Morais.
Na sequência deste esforço, foi possível incluir na composição do cabaz produtos com embalagens de cartão e papel, embalagens constituídas por uma única matéria-prima (monomaterial) para favorecer a reciclagem ou ainda recipientes reutilizáveis com recargas.
Fazendo um balanço positivo da iniciativa, os representantes das duas entidades manifestaram interesse em dar seguimento à parceria para potenciar o impacto junto das famílias, empresas, e sociedade em geral.
Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas