O presidente da UMP, Manuel de Lemos, dirigiu uma mensagem de Páscoa aos dirigentes, trabalhadores, utentes e voluntários das Misericórdias onde lembrou o papel das Santas Casas na salvaguarda e dinamização das celebrações da Semana Santa e manifestações públicas de fé, em todo o território nacional:

"As Misericórdias portuguesas, dando cumprimento ao estipulado nos seus Compromissos, mobilizam-se, mais um ano, para celebrar solenemente a espiritualidade da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Neste Tempo Quaresmal e na Semana Maior dos Cristãos, as Misericórdias assumem a organização de inúmeros momentos cerimoniais, um pouco por todo o território e com características de cada comunidade.

Mas é sempre a Misericórdia que congrega e garante estas manifestações públicas de fé. Por isso, desejo saudar todas as Santas Casas que, mobilizando milhares de pessoas, nos permitem estas vivências culturais e cultuais.

Reafirmando a mensagem de entrega e morte de Cristo para salvação da humanidade, assim os homens e mulheres das Misericórdias se inspiram para a sua entrega aos mais frágeis da nossa sociedade.

Numa missão ancorada nas obras de misericórdia e fortemente inspirada na espiritualidade de amor ao próximo, todos afirmamos, numa Páscoa renovada, a entrega ao nosso semelhante e às causas da solidariedade.

Boa Páscoa em espírito de misericórdia."

Manuel de Lemos, Presidente da UMP.