Representantes do setor solidário vão estar reunidos hoje e amanhã no Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega Porto

Representantes do setor solidário vão estar reunidos hoje e amanhã no Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega Porto.

 

Augusto Mateus, Paulo Portas (CDS/PP), Luís Montenegro (PSD), Manuel Pizarro (PS), Pedro Filipe Soares (BE), Jorge Machado (PCP), entre outros, vão marcar presença neste encontro, ao qual se associou também o presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d’Oliveira Martins. O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, irá presidir a sessão de encerramento.

O encontro reúne, pela primeira vez, dirigentes das Misericórdias, das Instituições de Solidariedade e das Mutualidades, para reflexão sobre o papel destas entidades na sociedade portuguesa. O compromisso do setor solidário na construção de um país melhor será reforçado pelos seus representantes com a assinatura de um “Pacto de Confiança – Declaração do Porto”, no dia 7 de março.

Entre outros objetivos, esta iniciativa visa atrair a atenção dos responsáveis políticos para a importância do setor solidário na proteção social, saúde, educação e desenvolvimento local, bem como a necessidade de garantir uma política coerente que assegure a estabilidade legislativa para concretizar esta ação.

O encontro, sob o tema “Na defesa do Estado Social – Um Por Todos, Todos Por Um”, foi organizado pela UMP, Misericórdia do Porto, CNIS e União das Mutualidades.

Veja o programa completo