Ao fim de dois anos e diversas atividades desenvolvidas em áreas como gestão, inovação, património, entre outros, esta iniciativa envolveu quase a totalidade das Misericórdias do continente.
Praticamente concluído, o projeto de capacitação da UMP está agora na fase de avaliação. Através de uma entidade externa, a União prepara-se para auscultar os provedores para aferir o nível de melhoria dos serviços prestados às associadas.
Financiado pelo POISE, no âmbito da tipologia “Capacitação Institucional das organizações da economia social membros do CNES”, este projeto teve um duplo objetivo: melhorar os serviços prestados pela UMP e acrescentar inovação e criatividade às respostas que as Misericórdias assumem no trabalho que desenvolvem junto das comunidades.
Ao longo de 24 meses, as equipas da UMP promoveram inúmeras atividades:
• GESTÃO SUSTENTÁVEL – BOAS PRÁTICAS: foi elaborado e apresentado em Secretariados Regionais um manual para sensibilizar e mobilizar as Misericórdias para a importância das boas práticas de gestão na atividade das instituições.
• AUDITORIAS: depois de identificados os pontos fracos e as ameaças das Misericórdias, a equipa da UMP definiu para cada uma das 18 Santas Casas auditadas um conjunto de medidas gestionárias para alavancar o equilíbrio financeiro da Misericórdia e contribuir para o seu crescimento e sustentabilidade.
• PATRIMÓNIO CULTURAL: o objetivo deste trabalho foi identificar com a maior precisão possível a realidade patrimonial das 360 Misericórdias do continente. Os resultados têm sido publicados regularmente pelo jornal Voz das Misericórdias.
• WORKSHOPS TEMÁTICOS: foram realizadas 5 sessões de trabalho para apoiar as Misericórdias na operacionalização das suas respostas sociais e de saúde. Participaram cerca de 700 pessoas.
• LABORATÓRIOS DE IDEIAS: em parceria com as Misericórdias e universidades, foram desenvolvidos temas decisivos para a ação presente e futura das Santas Casas. São eles: Inovação e empreendedorismo, voluntariado, apoio domiciliário e saúde e apoio domiciliário e novas tecnologias.
• PORTAL UMP: com uma linguagem mais acessível e novas soluções tecnológicas, o site deu novo impulso ao trabalho da União e sobretudo das Misericórdias.
• UMPtv - A VIDA DOS OUTROS: foram produzidos 13 programas compostos por um total de 103 filmes, na sua maioria destinados a dar visibilidade ao bom trabalho realizado pelas Misericórdias.
• PARQUE INFORMÁTICO: parte do equipamento informático da UMP foi renovado para dotar os colaboradores de soluções tecnológicas mais avançadas.
• AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: foi desenvolvido um modelo de avaliação de desempenho dos colaboradores dos serviços centrais da UMP (Lisboa e Maia).