Os prémios são atribuídos anualmente pela Fundação Calouste Gulbenkian e segundo o regulamento que os rege estes “têm com finalidade reconhecer instituições ou individualidades que, pela sua relevância e pelo trabalho desenvolvido, se tenham distinguido nas principais áreas de atuação da Fundação”.
Concedidos em três categorias distintas, coesão (defesa e promoção da coesão e integração social), conhecimento (promoção e difusão do conhecimento e da sua valorização pela educação) e sustentabilidade (defesa e promoção da sustentabilidade dos recursos naturais), os prémios têm um valor de 50 mil euros cada.
Pode submeter uma candidatura aos prémios quaisquer instituições privadas e sem-fins lucrativos e pessoas singulares independentemente da sua nacionalidade que se tenham distinguido, em Portugal, na defesa e promoção de cada uma das categorias.
A atribuição do prémio é da inteira responsabilidade do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo avaliada, entre outros aspetos, o impacto, a originalidade e o carácter inovador da candidatura.
As candidaturas têm de ser submetidas, obrigatoriamente, online.
Consulte o regulamento aqui.