O projeto piloto, que decorre antes do Natal nas Misericórdias de todo o país, com a oferta de mais de 100 tablets, é desenvolvido nos próximos seis meses e surge no âmbito da ação de responsabilidade social da Fidelidade com o objetivo de aproximar as famílias portuguesas.
Para a responsável do Gabinete de Ação Social da UMP, Susana Martins Branco, a “atual situação de pandemia alterou as rotinas e hábitos nas nossas estruturas residenciais, mudando significativamente a integração social e familiar dos idosos. O desenvolvimento de um projeto inovador de combate ao isolamento social e de fomento à inclusão tecnológica dos nossos utentes é uma enorme mais valia no momento tão especial que vivemos.”
Para Mariana Frazão, do Center for Transformation da Fidelidade, “o projeto ALÔ é uma iniciativa inovadora de proteção da família, que visa encurtar as distâncias e disponibilizar serviços de resposta imediata às necessidades da população mais idosa, sobretudo no momento atual. É com um enorme gosto que nos aliamos à UMP para o desenvolvimento deste projeto piloto, capaz de fazer a diferença nas pessoas cuidadas pelas Misericórdias Portuguesas”.
Desenvolvido com a tecnologia siosLife, o projeto ALÔ by Fidelidade está acessível através de um tablet e de uma aplicação com acesso à internet, que facilita a comunicação entre a família através de um software simplificado, com serviços de comunicação (chamadas de voz/vídeo), entretenimento (jogos, música, notícias) e assistência (acesso a rede de prestadores de cuidados a idosos e cuidadores).
Recentemente, a Fidelidade associou-se à CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social para lançar a iniciativa “Voz Solidária: neste Natal, ligue a quem mais precisa”, para incentivar os portugueses a serem voluntários e a fazerem companhia a quem mais precisa neste Natal.