JANEIRO | Misericórdias vão ser os agentes da mudança
A edição de janeiro do VM teve a renovação como pano de fundo. “As Misericórdias vão ser os agentes da mudança”, disse Manuel de Lemos, presidente da UMP em entrevista. A edição ficou igualmente marcada por tomadas de posse, solenizadas por rituais definidos nos Compromissos, e pela apresentação das telas da terceira fase do projeto de arte contemporânea cujo objetivo é retomar a ligação das Misericórdias às artes plásticas. Ainda em jeito de renovação, o VM de janeiro trouxe um trabalho que liga as obras de misericórdias aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Palavras chave: Renovação Mudança Arte Agenda 2030
FEVEREIRO | Cooperar é um dever
Missão, rigor e compromisso foi o mote que levou cerca de 700 pessoas ao Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, onde decorreu o 13º Congresso Nacional das Misericórdias. Com a presença de representantes da sociedade civil, políticos e empresários, os trabalhos ficaram marcados pelo reforço da importância da cooperação do Estado com o setor social. “A cooperação também vincula o Estado a cumprir o que propõe e acorda”, disse o presidente da UMP a este propósito. O VM fez a cobertura completa do encontro.
Palavras chave: Compromisso Missão Rigor Partilha
MARÇO | Esta é a vossa casa comum
Em pleno século XXI, persistem desigualdades entre homens e mulheres, mas as Misericórdias têm desenvolvido iniciativas diversas cujo objetivo é atenuar essas diferenças. No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o VM publicou um trabalho sobre igualdade de género no universo das Misericórdias que, paulatinamente, vai vendo aumentar o número de provedoras. A propósito da sessão de acolhimento de aos novos provedores, promovida pela UMP, demos conta do número: dos 31 novos dirigentes, 10 eram do sexo feminino.
Palavras chave: Igualdade Proximidade Mulheres Acolhimento
ABRIL | Momento em que temos de estar unidos é agora
Reunidos em assembleia geral, os provedores aprovaram um voto de confiança para o presidente da UMP conduzir as negociações do compromisso de cooperação com o Estado que, em abril, arrastava-se “de forma insuportável” para as Misericórdias. Na mesma edição, o VM publicou uma reportagem sobre o primeiro ato público da Confederação Portuguesa de Economia Social, da qual a UMP faz parte desde a primeira hora. O mês ficou igualmente marcado pelo tempo litúrgico das Misericórdias. Os rituais da Semana Santa mobilizaram as comunidades por todo o país.
Palavras chave: União Identidade Economia social Semana Santa
MAIO | Cooperação para criar novas políticas sociais
Reunidas em Macau, Misericórdias de diversos países do mundo afirmaram a sua disponibilidade de diálogo e cooperação com os Estados para execução de políticas públicas e também para o desenvolvimento de novas gerações de políticas sociais que viabilizem sociedades mais coesas e mais inclusivas. Por cá, o tempo foi de peregrinação mariana, com milhares de pessoas a caminharem rumo a Fátima para as celebrações do dia 13 de maio. Ao longo do percurso, muitas Misericórdias deram apoio variado (alimentação, dormidas, cuidados de saúde etc) aos peregrinos da fé.
Palavras chave: Diálogo Macau Fé Comunidade
JUNHO | Enfrentar o envelhecimento com inovação
O diálogo entre passado, presente e futuro marcou a edição de junho do VM. Além de diversos encontros onde o debate foi marcado pelo envelhecimento e pela inovação, o jornal também acompanhou a sexta edição das Jornadas de Museologia, que em 2019 decorreram em Beja. “Promover o património através das mais variadas manifestações constitui o maior garante de afirmação da identidade das Misericórdias”, disse, na altura, o responsável do Secretariado Nacional da UMP para esta área, José Augusto Silveira.
Palavras chave: Envelhecimento Inovação Museologia Futuro
JULHO/AGOSTO | Aumento representa esforço ‘relevante, mas necessário’
Governo e setor social assinaram o compromisso de cooperação para o biénio 2019-2020 que atualizou a comparticipação em 3,5%. Para o então ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, este aumento representa para o Estado um “esforço relevante, mas necessário” porque resulta do compromisso de que este apoio poderá facilitar a promoção de trabalho mais bem remunerado no setor social. Destaque ainda para a participação de dois jovens, Ana Sofia Costa e Paulo Santos, nos Jogos Europeus da Juventude na Finlândia. Os dois são utentes dos centros para pessoas com deficiência da UMP (Fátima e Borba).
Palavras chave: Cooperação Governo Aumento Paralímpicos
SETEMBRO | Auditoria para equilibrar contas e alinhar objetivos
Apoiar a gestão das Misericórdias é um dos grandes objetivos do Gabinete de Auditorias da UMP. Por isso, num momento em que a sustentabilidade tem tanto de frágil como de urgente, o VM deu nota de como este serviço teve impacto em algumas Santas Casas. “Se a União não caminhasse para criar um modelo de auditoria seria uma questão de tempo até que estas nos viessem a ser impostas”, disse o responsável do Secretariado Nacional por esta área, José António Rabaça. Na mesma edição, demos conta, a propósito do início do ano letivo, de como as Misericórdias apoiam estudantes universitários.
Palavras Chave: Gestão Auditorias Sustentabilidade Universitários
OUTUBRO | Sem memória não há futuro
10 anos, dez edições do Dia do Património das Misericórdias, que em 2019 decorreu em Arouca. Mobilizar novos públicos através de novas estratégias de atuação foi uma das ideias em destaque deste evento que reuniu mais de 150 pessoas. “Um povo sem memória não tem futuro”, disse o presidente da UMP na sessão de abertura. Na mesma edição, o VM apresentou um trabalho para sensibilizar as Misericórdias para o facto de que uma intervenção estruturada para controlo e prevenção de infeção pode contribuir para evitar doenças, reduzir custos e aumentar a eficiência clínica das unidades de cuidados continuados.
Palavras chave: Património Memória Conhecimento Saúde
NOVEMBRO | Apoio para mais 43 Santas Casas
O mês de novembro ficou marcado pela assinatura de 43 novos contratos de financiamento através do Fundo Rainha Dona Leonor, uma iniciativa que resulta da parceria entre UMP e Santa Casa de Lisboa que, até ao momento, já apoiou 132 Santas Casas, num investimento superior a 20 milhões de euros. Na mesma edição, contámos como o restauro de igrejas e órgãos tem originado ciclos de música para sensibilizar e formar novos públicos. A música cantada e tocada nas Santas Casas é um campo de atuação e investigação que merece ser aprofundado.
Palavras chave: Parceria Fundo Rainha Dona Leonor Criatividade Música
DEZEMBRO | Votação inédita na história da União
Fim do ano é tempo para reflexão e balanço. Para as Misericórdias o último mês de 2019 fica marcado com a reeleição de Manuel de Lemos para mais um mandato à frente da UMP. São muitos os desafios, mas enormes a resiliência e a esperança de que vale a pena continuar a percorrer este caminho de bem fazer. As Santas Casas não baixam os braços e disso também dão nota os prémios BPI Seniores e BPI Rural atribuídos a um conjunto de instituições. Por aqui, a equipa do VM encerra o ano com sentimento de missão cumprida, mas já a ‘arregaçar mangas’ para em 2020 continuar a divulgar o bom trabalho realizado pela UMP e pelas Misericórdias. Boas festas!
Palavras chave: Esperança Eleição Desafios Resiliência