A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) assinou ontem um protocolo com o grupo de clínicas dentárias Smile.Up que prevê a prestação de cuidados de saúde oral aos utentes dos equipamentos da UMP na área da deficiência. Transformar vidas e sorrisos é o mote da campanha “Sorrisos Contagiantes” lançada ontem na presença do presidente da UMP, Manuel de Lemos, do CEO do grupo Smile.Up, Óscar Salamanca, da embaixadora das clínicas, Diana Chaves, e de um grupo de utentes e profissionais do Centro João Paulo II, em Fátima.

Em nome da UMP e dos três centros de apoio a deficientes, em Fátima, Borba e Viseu, Manuel de Lemos agradeceu a iniciativa que visa a inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos utentes apoiados. “Temos os três maiores centros em Portugal, que acolhem pessoas com uma vontade de viver extraordinária. E essa vontade de viver fica melhor quando lhes pomos um sorriso mais bonito e saudável. Por isso, faz-nos sentido esta parceria com uma empresa que teve a lucidez de fazer esta campanha. É uma honra estar aqui convosco”, reconheceu.

O acesso a tratamentos dentários vai dar “mais motivos para sorrir” a todos os beneficiários da campanha, conforme acrescentou Maria João Ferreira, uma das residentes do Centro João Paulo II, para quem esta instituição é muito mais do que um local onde recebe cuidados. “É o nosso lar e a nossa família. Nesta casa encontramos o carinho e o apoio que precisamos todos os dias e os nossos sonhos são valorizados, independentemente das nossas limitações”. Seguiu-se a entrega de “lembranças feitas por alguns utentes” à embaixadora e responsáveis das clínicas., que geraram novos sorrisos entre a plateia.

Segundo o CEO da Smile.up, Óscar Salamanca, a campanha “Sorrisos Contagiantes” responde a um objetivo de “democratizar a deontologia e elevar a empresa a um novo patamar de compromisso profundo e sincero com a sociedade, tendo por base a qualidade técnica, compaixão e excelência”. A escolha recaiu na UMP pelo facto de ser uma “organização que lidera o terceiro setor e que partilha do nosso compromisso com a saúde oral e a sociedade”.

Considerando o sorriso uma “linguagem universal”, a embaixadora do grupo, Diana Chaves, defendeu ainda que esta “saúde oral deve ser democratizada para que todos possamos sorrir de forma saudável e feliz”.

No âmbito desta parceria, será doado 1 euro por cada consulta de avaliação realizada em novembro e dezembro, numa das mais de 75 clínicas Smile.up existentes em todo o país.