Um grupo de técnicos de 16 Misericórdias do distrito de Santarém esteve reunido com a equipa da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), no dia 26 de setembro, para conhecer os serviços prestados, em diferentes áreas de atuação, e fazer uma visita-guiada ao Palácio Vianinha, que acolhe a sede da UMP desde 2008. O encontro decorreu no âmbito da reunião de Secretariado Regional (SR) de Santarém, que teve também lugar em Lisboa.

Na sessão de boas-vindas, o presidente da UMP referiu que a ideia deste encontro partiu do presidente do SR de Santarém, Manuel Maia Frazão, durante o Congresso Nacional das Misericórdias, mas a intenção é estender o convite a outros distritos. “Queremos replicar estes convites porque é uma ideia muito interessante e nós estamos aqui para acolher boas ideias, sobretudo as que reforcem a nossa participação”, disse Manuel de Lemos, numa breve introdução, onde fez alusão à história do “edifício histórico que foi reabilitado pela UMP para uma utilização virtuosa”.

Após esta primeira intervenção, os grupos repartiram-se em duas salas para aprofundar questões relacionadas com a sua atividade diária, sobretudo ao nível da gestão das equipas, organização dos equipamentos e equilíbrio financeiro.

Uma partilha de experiências e conhecimentos valorizada pelas responsáveis que vieram de diferentes locais do distrito para conhecer o rosto dos colegas das Misericórdias e da UMP, com quem trocam emails e telefonemas. “Isto para mim é tudo novidade, estou há seis meses como diretora técnica, a provedora costuma vir mais a estas reuniões”, reconheceu a responsável de Alcanede, Patrícia Ramos, sendo corroborada pela colega de Rio Maior, Vanda Santos, diretora do lar de idosos. “Falamos ao telefone com alguns, mas não nos conhecemos pessoalmente. Estou ao rubro com a visita ao palacete”, admitiu, antes de conhecer a história do edifício, numa visita orientada pelo responsável pelo Gabinete do Património Cultural (GPC).

O entusiasmo não esmoreceu durante a tarde em que foram prestados esclarecimentos sobre o acesso a fundos comunitários (Portugal 2020, Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência), formação, património, comunicação e identidade, contratação coletiva, inspeções, cálculo de comparticipações, modelos de trabalho e organização das equipas.

A conversa foi orientada, de forma rotativa, pelas equipas da UMP e gerou um debate muito participado, onde todos reforçaram a necessidade de repetir este formato de sessão de trabalho. “Precisamos disto uma vez por semana”, rematou Alice Rodrigues, diretora técnica da Santa Casa de Pernes, pedido a que se juntou mais tarde a colega de Rio Maior: “Queríamos disto o dia todo”.

Os acordos de cooperação e a sustentabilidade das respostas sociais na área do envelhecimento, que segundo a maioria das técnicas apresentam défices crónicos, foram alguns dos temas que motivaram discussão com a equipa do Gabinete de Ação Social (Susana Branco, na direção, Elisabete Martins e Francisca Ferreira). Falando sobre financiamento, a responsável do gabinete propôs como alternativa aos modelos tradicionais a definição de programas de responsabilidade social e de mecenato, “mostrando aos privados que eles podem beneficiar a sua reputação associando-se a nós”.

O equilíbrio financeiro das respostas sociais, no que diz respeito a cálculos de comparticipação e rácios de pessoal, foi mais uma vez tema de conversa com o responsável do Gabinete de Auditorias, Márcio Borges, que recomendou que se encontre um “equilíbrio entre os rácios ideais para a sustentabilidade e para o funcionamento”, diante de uma plateia ávida de conhecimento e com o rosto carregado pela preocupação.

A contratação coletiva e organização das equipas foram outras das questões que mais interesse suscitaram, durante a conversa com a responsável do Gabinete de Assuntos Jurídicos, Alexandra Estrela, com a partilha de dificuldades na gestão de turnos, férias e horários, contratação e manutenção dos postos de trabalho.

O encontro com os profissionais do distrito de Santarém permitiu ainda refletir sobre a importância da memória e identidade das instituições, em dois momentos: na abertura da sessão, com o responsável do GPC, Mariano Cabaço, que alertou para a necessidade de inventariar e preservar os acervos; e, mais adiante, com a responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem, Bethania Pagin, que apelou ao registo e partilha de histórias (jornal@ump.pt) em diferentes plataformas (VM e outras) para inspirar boas práticas.

Adicionalmente, foram prestados esclarecimentos relativos ao funcionamento da plataforma Rede UMP, pela equipa do Gabinete de Administração, Aprovisionamento e Informática (Filipa Cruz e Patrícia Catarino).

No encerramento do encontro, os dois grupos reencontraram-se no auditório para um balanço “positivo da visita e reunião com os departamentos da UMP”, conforme registou o presidente do SR de Santarém, Manuel Maia Frazão, partilhando com os presentes a homenagem feita a todos os SR, no final do 14º Congresso Nacional. “Como alguns provedores já não estavam presentes nesse momento, e porque as diretoras técnicas são parte ativa do nosso pensamento e ação, queria partilhar convosco esta peça bonita, pedindo que se revejam todos nesta homenagem”.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas