No âmbito do Portugal 2020, a UMP integra as comissões de acompanhamento de vários programas operacionais e já tem agendadas diversas reuniões ao longo do mês de fevereiro.
Nos referidos programas incluem-se o Programa Operacional do Capital Humano (POCH), o Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego (PO ISE), o Programa Operacional Regional (POR) do Centro, o POR de Lisboa, o POR do Alentejo e o POR do Norte.
Enquanto membro das comissões de acompanhamento, a UMP analisa os resultados de execução dos programas, avalia os progressos na prossecução dos seus objetivos, entre outras competências. As primeiras reuniões das comissões de acompanhamento do POCH e do POR Norte estão previstas para os dias 9 e 12 de fevereiro, respetivamente.
Ciente da necessidade em potenciar a adesão das Misericórdias ao Portugal 2020, a UMP criou o Gabinete de Apoio a Projetos, assumindo um papel de entidade facilitadora neste processo.
O presidente da UMP, Manuel de Lemos, aconselhou as Misericórdias a aproveitar o Portugal 2020 “como se fosse o último” quadro comunitário. “Pela primeira vez há verbas para a economia social e, sem prejuízo de irmos a todos os programas, há fundos só para nós no âmbito da capacitação e da inovação”, justificou na sua entrevista anual ao Voz das Misericórdias.