A gestão da pandemia e de equipas, a legislação em vigor, os planos de contingência e os cuidados a ter nas visitas são apenas alguns dos temas que vão ser abordados ao longo das sessões, que vão ser ministradas por uma equipa multidisciplinar de formadores.
Dirigidas aos diretores técnicos, responsáveis e dirigentes de equipamentos com respostas sociais que acolham e prestem serviços a idosos, estas sessões de formação têm como grande objetivo sensibilizar e capacitar para a organização dos serviços com as regras que se impõem perante a pandemia provocada pelo surgimento do vírus SARS-CoV-2.
As sessões de formação sobre o novo coronavírus vão ser ministradas a todas as Santas Casas via on-line, através da plataforma Zoom, e cada Misericórdia deve inscrever três formandos.
A ação de formação sobre a Covid-19 está a ser desenvolvida com o financiamento do programa Adaptar Social +, o que leva a que apenas as Misericórdias do continente estejam abrangidas, no entanto, a UMP irá, a expensas próprias, estender esta formação às Misericórdias dos Açores e da Madeira.