O objetivo dos encontros cinegéticos da União das Misericórdias é proporcionar às Santas Casas momentos de partilha e convívio

Palestras, música, degustação gastronómica e vínica são apenas algumas das novidades que a décima edição do encontro cinegético das União das Misericórdias Portuguesas (UMP), a realizar em janeiro de 2020.

Ao longo de nove anos, o encontro cinegético da UMP realizou-se apenas num dia, uma largada de perdizes, patos e faisões que culminava com um almoço convívio no qual os participantes partilhavam as iguarias que traziam das suas regiões. Na viragem para a dezena de encontros a comissão organizadora do evento (composta pela Turicórdia e pelas Santas Casas de Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Vimieiro) quis dar uma nova vida ao certame, como contou ao VM Natália Gaspar, responsável pela linha de serviço da UMP dedicada ao turismo social.

“Na edição comemorativa dos 10 anos da largada queremos fazer uma ligação entre a cinegética, a gastronomia de caça, os vinhos, a cultura e o turismo que envolve esta prática. Para além da caçada em si e do convívio, queremos dar aos participantes esta parte cultural.”

Para isso vão ser convidados especialistas na arte cinegética e no turismo para uma tertúlia com os participantes, a que se segue um jantar confecionado por um chef nacional e uma prova de vinhos comentada por um enólogo da Adega de Borba. O primeiro dia do encontro termina com uma noite de fados.

O segundo dia do encontro mantém-se fiel ao que foi até aos dias de hoje, com 15 portas duplas disponíveis, o que totaliza 60 caçadores.

Foi em 2010 que a UMP começou a organizar o encontro cinegético da UMP, com o objetivo de proporcionar às Santas Casas momentos de convívio, onde se promove o estreitamento de laços profissionais e de amizade.

Dez anos depois os valores mantêm-se, como referiu Natália Gaspar. “Este encontro é sobretudo um momento de partilha, de convívio entre os representantes das Misericórdias, onde têm mais tempo e oportunidade para, de forma descontraída, trocarem ideias, partilharem saberes e dúvidas.”

O encontro cinegético vai acontecer nos dias 17 e 18 de janeiro de 2020 na Herdade da Fuseira e do Álamo, em Borba, propriedade da UMP.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves