As negociações para a revisão do Pacto de Cooperação, levadas a cabo pelo Governo e instituições do setor social, estão, neste momento, em fase de conclusão, adiantou o presidente da UMP em entrevista ao podcast “Política com Palavra”, transmitido hoje, 15 de abril.

Segundo Manuel Lemos, o setor “tem estado a trabalhar” com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e com Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e prevê fechar ou “ficar muito perto de encerrar [as negociações]” no próximo dia 20 de abril. “Só estamos separados por três pontinhos para eventualmente celebrar esse pacto”.

A decisão de rever o pacto de cooperação para a solidariedade social, assinado pela primeira vez em 1996 quando o primeiro-ministro era António Guterres, foi anunciada pela ministra Ana Mendes Godinho, durante a assembleia geral da UMP, em Fátima no dia 11 de dezembro de 2020. À data, a governante reconheceu publicamente o “papel extraordinário” que as instituições do setor social “têm desempenhado nos territórios, na resposta a quem precisa, onde e quando precisa”.

Durante a entrevista ao podcast do PS, o presidente da UMP fez ainda um "balanço muito positivo" do processo de vacinação nos lares de idosos e elogiou a decisão “corajosa” de começar por vacinar os mais velhos contra a covid-19, referindo que nos últimos 15 dias não se registou qualquer óbito nas Misericórdias.

O programa já está disponível para ouvir aqui: https://ps.pt/index.php/politica-com-palavra/