Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades, as Santas Casas têm assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que abrange realidades como imóveis de interesse arquitetónico, obras de arte, arquivos e manifestações de cultura imaterial. O Dia do Património das Misericórdias pretende assim aprofundar as boas práticas e os principais desafios para a manutenção deste património.
Para o presidente da UMP, “enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às próximas gerações”.
A nona edição do Dia do Património acontece no Ano Europeu do Património Cultural, que visa promover a diversidade cultural, diálogo intercultural e coesão social, destacando o papel do património no desenvolvimento socioeconómico e nas relações externas da União Europeia.
Consulta o programa completo aqui. A participação é sujeita a inscrição através deste formulário.
Para mais informações, contactar Diana Talete: diana.talete@ump.pt | tel.: 211526792