UMP e Fundação Francisco Manuel dos Santos assinaram protocolo para reforçar literacia junto dos utentes das Santas Casas.

União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e Fundação Francisco Manuel de Santos (FFMS) assinaram um protocolo cujo objetivo principal é aumentar e diversificar a oferta literária aos utentes das Santas Casas. A parceria foi formalizada no dia 21 de fevereiro durante a sessão comemorativa do nono aniversário da FFMS.

Esta parceria vai viabilizar a oferta de mais de 40 mil livros da FFMS, que naquele dia celebrava também o marco de um milhão de edições publicadas. A oferta visa, segundo o protocolo assinado, “o enriquecimento do espólio literário das bibliotecas e dos espaços de leitura dos estabelecimentos de todas as Misericórdias”.

“Os elevados índices de iliteracia revelados pela população portuguesa, em geral, e a necessidade de humanização recomendam um contínuo esforço na dinamização das bibliotecas e da leitura, atividade a que a UMP dedica especial atenção e pretende fomentar”, lê-se no protocolo.

Durante a sessão, o presidente da UMP destacou que as Misericórdias estão entre as principais entidades empregadoras do país. “Estamos em primeiro e segundo lugar nos concelhos, raramente somos o terceiro empregador”, disse Manuel de Lemos, destacando que a oferta reforça um outro objetivo das Misericórdias: a inclusão social.

Para retribuir o gesto, porque “não podemos apenas receber”, Manuel de Lemos ofereceu à Fundação a coleção Portugaliae Monumenta Misericordiarum, projeto editorial que a UMP levou a cabo com a Universidade Católica.
O discurso que encerrou a noite foi o de Alexandre Soares dos Santos. Sobre a missão da Fundação Francisco Manuel dos Santos, deixou um apelo aos jornalistas. “Não é com análises sobre o que se passou ontem que resolvemos os problemas do país”, disse. 

Recorde-se que a missão da FFMS é promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

A comemoração do aniversário decorreu no Palácio de Ajuda em Lisboa e contou com a participação de aproximadamente 200 convidados. Além da UMP, também a Santa Casa de Lisboa celebrou um protocolo semelhante com a FFMS. Jaime Gama, Edmundo Martinho e Manuel Braga da Cruz foram algumas das personalidades a marcar presença na cerimónia. Um jantar, seguido de um concerto de Tiago Bettencourt, encerraram a noite. 

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin