A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou, no dia 16 de fevereiro, em reunião plenária, um voto de congratulação à União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA).

Esta distinção, que contou com um voto unânime, acontece na sequência do encerramento do ano do jubileu das Misericórdias, decretado pelo Papa Francisco.

Esta foi uma iniciativa parlamentar do Partido Socialista (PS) que, em nota divulgada pela deputada Isabel Quinto, salientou “a importância das Misericórdias pelo papel que desempenham na história coletiva do povo açoriano”. A esse propósito, a representante enalteceu a missão das Santas Casas em prol do “bem-estar da população, através dos mais variados serviços de proximidade: apoio à família, à juventude, a adultos e a idosos, que marca a diferença nas localidades em que se insere”.

Ainda durante a sessão, Mónica Seidi, deputada do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), enalteceu a forte componente solidária que está na origem do funcionamento das Misericórdias, ressalvando a importância “dos seus funcionários e voluntários, que têm um papel essencial no dia-a-dia destas instituições”.