O diretor do Voz das Misericórdias (VM), Paulo Moreira, esteve em Madrid no dia 26 de novembro para receber o prémio recentemente atribuído ao jornal.

O VM arrecadou a medalha de prata na categoria Redesenho dos Prémios ÑH12 e a entrega decorreu no âmbito do 12º Congresso O Melhor do Design Jornalístico Espanha&Portugal.

Entre 74 concorrentes de Portugal e Espanha, a publicação da UMP foi a única do setor social a merecer este galardão da Society for News Design Espanha.

Na sessão de entrega dos prémios, Paulo Moreira destacou que o galardão “é de enorme importância para uma publicação de pequena dimensão e recursos limitados como o VM”, servindo “para valorizar o trabalho em equipa realizado pelos colaboradores do jornal” e também “a atividade das próprias Misericórdias”.

No seu comentário, o júri referiu que tratando-se de um “meio de comunicação de uma instituição que tem como principal função o auxílio aos mais desfavorecidos, não deixa de ser notável a preocupação em redesenhar uma revista (mais parecida com um jornal) para algo mais moderno, elegante e que resolve bem a menor qualidade fotográfica ou assuntos que não permitem um grande arrojo gráfico”.

Ao todo concorreram 12 publicações portuguesas (Público, Jornal i, Expresso, Região de Leiria e Jornal de Notícias, entre outros) e 62 espanholas. O VM concorreu na categoria Redesenhos para publicações impressas com tiragem inferior a 15 mil exemplares, cujo primeiro prémio foi entregue à revista Cambio16, que arrecadou outros 14 prémios.