Em vários pontos do país, o Dia Internacional do Voluntariado foi pretexto para as Misericórdias homenagearam os seus voluntários.

Gratidão e reconhecimento. Estas foram as palavras de ordem no Dia Internacional do Voluntariado, assinalado anualmente a 5 de dezembro. Em vários pontos do país, a efeméride foi pretexto para as Misericórdias homenagearam as mulheres e homens que dedicam parte do seu tempo aos outros, com momentos de confraternização, reflexão e palavras de reconhecimento.

Em notas informativas publicadas nas redes sociais, as Misericórdias de Ílhavo, Leiria, Évora, Angra do Heroísmo, São Roque do Pico, São João da Madeira, Torres Vedras, Vale de Cambra, Castro Marim, Torre de Moncorvo, Canha e Proença-a-Nova valorizaram a dedicação, disponibilidade, carinho e compromisso dos voluntários que acompanham os utentes dos equipamentos de apoio à infância e terceira idade ao longo do ano.

As iniciativas foram variadas, mas foram unidas pelo mesmo objetivo: “distinguir todos aqueles que diariamente abraçam a causa de ajudar o outro”, resumiu numa nota a Misericórdia de Leiria. “Os voluntários gostam de servir, têm um coração grande, medido pela profundidade do seu compromisso em fazer a diferença na vida dos outros”, reforçou a Santa Casa de Évora.

Em Angra do Heroísmo, a igreja da Misericórdia foi palco de um concerto de música de câmara, dedicado aos “homens e mulheres que todos os dias contribuem para um mundo melhor”, no ano em que esta instituição açoriana assinala os 520 anos da sua fundação.

Na vila de Canha, distrito de Setúbal, a efeméride foi assinalada com a visita de duas voluntárias “muito especiais”, Tânia Carvalho e a sua companheira de quatro patas, a cadela Pandora, “uma menina simpática e gulosa que adora receber bolachas” dos utentes do lar de idosos da Santa Casa.

No distrito vizinho, a Misericórdia de Torres Vedras aproveitou a data para divulgar o projeto de recolha e distribuição de vestuário a famílias carenciadas do concelho, desenvolvido no âmbito do Banco Local de Voluntariado. Seguindo rumo ao norte, um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo ofereceu uma tela da sua autoria aos voluntários da loja solidária da instituição.

O Dia Internacional do Voluntariado foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

Para questões relacionadas com esta área, contactar a União das Misericórdias Portuguesas através de voluntariado@ump.pt.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas