O projeto “Vamos à Escola” da autoria e responsabilidade de Maria Afonso, artista plástica, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, deu mais um passo em frente com a edição de um catálogo de trabalhos. O livro reúne trabalhos da artista plástica e outros desenvolvidos pelos utentes da Misericórdia que participam no projeto.

“Vamos à Escola” é um projeto artístico de voluntariado que junta crianças, jovens e idosos que frequentam as respostas sociais da Misericórdia de Estarreja. Criado há sete anos por Maria Afonso e apoiado desde o primeiro dia pela Santa Casa, o projeto tem como grande objetivo desenvolver as potencialidades cognitivas e emocionais dos participantes e promover o convívio intergeracional e com a comunidade.

A responsável pelo projeto, Maria Afonso, contou ao VM como tudo começou. “Iniciei o projeto em 2011 com os idosos da Santa Casa e, à medida que o projeto foi evoluindo, apercebi-me que muitos idosos nunca tinham ido à escola e que era importante para eles irem a uma”. Nessa altura a artista plástica lançou o repto à escola EB 23 – Donaciana de Abreu Freire para levar os idosos à escola. A escola aceitou o desafio e passou a ceder, semanalmente, uma sala para que os idosos e crianças que fazem parte do “Vamos à escola” deem asas à sua imaginação.

Desenho, pintura e cerâmica são algumas das atividades artísticas desenvolvidas pelos participantes ao longo do ano e que depois são expostas na Biblioteca Municipal de Estarreja. Segundo Maria Afonso, estas formas de arte desenvolvidas “têm sido eixos fundamentais” do seu próprio percurso artístico.

Para Assunção Costa, assistente social e coordenadora do voluntariado da Misericórdia de Estarreja, esta atividade é uma “mais-valia para a instituição e para os utentes” pois há a “possibilidade de as crianças, jovens e idosos praticarem uma atividade artística em conjunto e num espaço diferente”.

O “Vamos à escola” conta todas as semanas com cerca de 30 participantes. Atualmente o projeto foi alargado a duas turmas da escola que lhe abriu as portas e ainda a grupos de idosos de outros lares do concelho.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves