A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo juntou, no dia 1 de abril, mais de 500 pessoas para um “jantar solidário”.

O evento aconteceu no pavilhão dos bombeiros voluntários de Penalva do Castelo e visou a angariação de fundos para a construção de uma nova unidade de apoio à demência e centro de terapia.

Em nota divulgada, a Misericórdia agradeceu a “todos aqueles que contribuíram para a organização do jantar”. A instituição afirmou que este foi “um dia muito especial para a comunidade penalvense”, destacando “a envolvência e participação de um número considerável de cidadãos para uma causa tão nobre, a construção de um projeto inovador para responder às necessidades de um público específico que sofre de algum tipo de demência e/ou necessita de reabilitação física”.

A nova resposta social da Santa Casa foi desenhada para ser um espaço capaz de satisfazer diferentes necessidades funcionais.

"Esta nova unidade será um centro de dia e um centro de reabilitação física, e vai ter entre 17 e 19 camas” adiantou o provedor

O novo equipamento terá um custo “que ronda 1 milhão de euros”, disse o responsável, reafirmando a importância desta iniciativa de angariação de fundos para a concretização do projeto:

“Este foi um dia histórico para a Misericórdia, talvez o seu maior jantar de sempre em volta de uma causa solidária”

As ações de angariação de fundos para a construção não vão parar por aqui: “teremos mais duas este ano”, lembrou o responsável. Serão elas: as festas de São Pedro, que acontecessem a 29 de junho, e as festas de Nossa Senhora da Misericórdia, que se realizam nos dias 11 e 12 de agosto.

A criação do centro de tratamento a doentes com demência resulta da requalificação do antigo hospital da Misericórdia de Penalva do Castelo. A obra teve início no mês de abril e tem a sua conclusão prevista para o próximo ano.