A Re-Colour Santarém, em parceria com as Misericórdias de Almeirim e Santarém, lançou o projeto “Pequenos Heróis – ficamos com os teus para cuidares dos nossos!”, um serviço de babysitting presencial ou online, gratuito, para os filhos de profissionais essenciais.

São jovens com idades entre os 16 e os 21 anos, têm flexibilidade de horários, fazem parte do Re-colour Santarém (uma plataforma online que agrega jovens voluntários) e decidiram doar o seu tempo para ajudar os trabalhadores essenciais com um projeto de babysitting gratuito. O objetivo desta iniciativa, que começou a funcionar no dia 8 de fevereiro, é prestar apoio a crianças e jovens que não podem frequentar as creches ou escolas de acolhimento.

Teresa da Cunha, voluntária responsável pelo projeto, explicou ao VM que a iniciativa surgiu porque “alguns voluntários já faziam babysitting” e aperceberam-se que “as famílias estavam a precisar de muito mais horas de serviço para fazer face ao fecho das escolas”, situação que deixou muitos pais sem apoio para os filhos.

Com esta iniciativa o grupo de voluntários “quer apoiar estes pais, para que possam descansar e ir trabalhar com a certeza de que os filhos estão a ter apoio e não ficam sozinhos em casa”, referiu.

Todos os dias os voluntários deslocam-se a casa das famílias onde acompanham as crianças durante o período de telescola, ajudam a fazer os trabalhos propostos pelos professores, brincam, ajudam com alimentação e garantem que estas crianças não ficam sozinhas e estão em segurança.

“É um serviço seguro”, assevera Teresa da Cunha. “Usamos sempre máscara e tentamos manter distâncias”, além disso todos os voluntários têm um seguro e passaram “por um processo de seleção” antes de iniciarem o trabalho, seja online ou presencial, explicou.

Durante a conversa com o VM, a voluntária relatou que quando lançaram o projeto, no início do mês de fevereiro, foram contactados por alguns pais “a dizer que os filhos estavam há muitos dias sozinhos em casa” o que levou o grupo “a ter mais força para continuar, porque queremos evitar estas situações”.

Para a diretora geral da Misericórdia de Almeirim, parceira nesta iniciativa, o que motivou a adesão ao projeto foi a possibilidade de colmatar uma lacuna no serviço que está a ser prestado aos profissionais que têm filhos e têm de continuar a trabalhar em pleno estado de emergência. “Há muitos pais que não se conseguem enquadrar nos requisitos para que os filhos frequentem a creche de acolhimento ou nos horários da creche e nós tínhamos mesmo de ajudar os pais que estão na linha da frente, eles precisam de estar a trabalhar tranquilos, com a cabeça sem preocupações”, disse Helena Duarte.

O “Pequenos Heróis – ficamos com os teus para cuidares dos nossos!” é um serviço que vai funcionar durante o estado de emergência apenas com voluntários residentes da zona de Santarém que se disponibilizaram, gratuitamente, para ajudar a cuidar dos filhos dos profissionais da linha da frente. Para usufruir deste serviço, os interessados devem contactar as Misericórdias de Almeirim ou Santarém, mediante a sua localização geográfica.  

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves